Para que seu imóvel seja valorizado, é fundamental que a área comum do condomínio esteja em boas condições e receba manutenção constante. O síndico tem a responsabilidade de garantir que todas as áreas possam ser utilizadas pelos moradores do condomínio sem contratempos.
Essa tarefa pode parecer fácil, mas se não houver organização e atenção constante o síndico pode ter problemas no meio do caminho. Para manter as áreas comuns do condomínio, trouxemos algumas dicas que pretendem facilitar o dia a dia de quem precisa zelar pelo patrimônio dos moradores.
É hora de saber como cuidar dos principais espaços e tornar a rotina do síndico muito mais tranquila. Acompanhe o nosso artigo e cuide melhor do seu condomínio!
Garagem
A principal preocupação do síndico nesse caso é oferecer segurança aos moradores e veículos. É fundamental garantir o funcionamento das câmeras de segurança, manter a sinalização das vagas sempre visíveis – além de uma iluminação adequada.
Para compartilhar as responsabilidades, é importante orientar os moradores a sempre fechar os portões e manter o carro trancado, evitando problemas com o desaparecimento de pertences.
Elevadores
Além da limpeza, os elevadores precisam de revisão e manutenção constantes para garantir o transporte seguro a todos os moradores e visitantes. Para realizar essa atividade, é preciso contratar uma empresa especializada e cadastrada no Contru e que emita o Relatório de Inspeção Anual dos Elevadores (RIA).
Se houver o elevador social e de serviço, vale orientar sobre o uso correto de cada um deles, além de conscientizar a conservação do equipamento.
Corredores
A principal manutenção que deve ser feita é a limpeza regular, que pode ser feita pelos zeladores e faxineiros. Mas além de ter pessoas que ajudem na manutenção dos corredores é orientar todos os moradores a não jogar lixo no chão e evitar andar com calçados sujos, por exemplo. Se houver um aumento de sujeira com o tempo, o lembrete pode ser reforçado em reunião de assembleia.
Um outro problema frequente com os corredores é a interpretação de alguns moradores de que o corredor é a extensão do seu próprio lar. No entanto, esse é um espaço coletivo, e deve ser monitorado pelo síndico para que os moradores respeitem o local e o preserve com responsabilidade.
Áreas de lazer
O salão de festas, churrasqueira, quadras e academia do condomínio recebe um fluxo constante de moradores, que precisam colaborar para a preservação desses espaços. Por isso, vale enviar comunicados constantes sobre o uso responsável dos equipamentos e móveis das dependências do condomínio.
É importante que todos saibam que se necessário fazer a reposição antes do tempo, esse valor acaba saindo do bolso de todos, o que aumenta o valor do condomínio. Com a colaboração de todos, a manutenção das áreas comuns do prédio será feita com mais praticidade e com qualidade.
Precisa de ajuda para administrar o seu condomínio? Conte com a DGT! Somos especializados em administrar e dar consultoria ao síndico, evitando problemas e aumentando a eficiência em cuidar do seu patrimônio. Solicite um contato agora mesmo!
Outras publicações
- Bertioga
- Caraguatatuba
- Cubatão
- Guarujá
- Ilhabela
- Itanhaém
- Mongaguá
- Riviera de São Lourenço
- Santos
- São Vicente
- Praia Grande
- Ubatuba
- São Sebastião
- Peruíbe
- São José dos campos
- Campinas
- Jundiaí
- Sorocaba
- Indaiatuba
- São José do Rio Preto
- Itatiba
- Amparo
- Barueri
- Ribeirão Preto
- Marília
- Louveira
- Paulínia
- Bauru
- Valinhos
- Bragança Paulista
- Araraquara
- Americana
- Atibaia
- Taubaté
- Araras
- São Carlos
- Itupeva
- Mendonça
- Itu
- Vinhedo
- Marapoama
- Votuporanga
- Hortolândia
- Araçatuba
- Jaboticabal
- Sertãozinho