Para que o condomínio possa ter suas funções bem executadas e todas as áreas em ordem, seguras e cuidadas, cada um deve cumprir suas responsabilidades. Por isso, administradora e síndico devem trabalhar em conjunto – cada um com as tarefas que lhe cabem nas suas funções.
Mas você sabe o que administradora e síndico têm de tarefas em um condomínio? No artigo de hoje, você vai descobrir como o síndico e a administradora podem trabalhar juntos para manter o condomínio em boas condições para que todos possam viver ainda melhor. Boa leitura!
Responsabilidades do síndico no condomínio
O síndico é o responsável legal do condomínio, o que o leva a ter o dever de zelar pela manutenção do local, além do bem-estar e segurança dos moradores. Afinal, ele é a pessoa eleita em assembleia geral por todos, e deve honrar seu compromisso perante a maioria dos votos que o elegeu.
Seus cuidados com o condomínio se resumem em guardar toda a documentação do condomínio, além de representá-lo em juízo, quando necessário. Além desse lado jurídico, o síndico também precisa ser um bom comunicador, pois é ele o responsável pela mediação de problemas entre moradores.
Na prática, o síndico precisa conseguir gerenciar todas essas tarefas com um custo mínimo, evitando excessos de gastos e o aumento do rateio entre os moradores. Desta forma, sua gestão será eficiente e respeitada por todos.
Para resumir as principais funções, podemos listar as seguintes responsabilidades:
- Mediação de conflitos
- Autorização de compras e pagamentos
- Convocação de assembleias
- Acompanhamento do trabalho do zelador
- Contratação e demissão de funcionários
- Garantir o cumprimento das regras do condomínio
- Cuidar da manutenção preventiva
Responsabilidades da administradora de condomínio
Quem garante os serviços de uma administradora de condomínio tem uma grande vantagem, pois ela facilita uma série de tarefas. A empresa faz toda a operacionalização da gestão do condomínio, otimizando o trabalho e o atendimento aos moradores.
Com uma administradora, as questões tributárias e financeiras são administradas com mais facilidade, o que garante que as questões legais estejam sempre em ordem. Ao todo, são mais de 140 atividades que ela pode ajudar – entre elas:
- Prover assistência jurídica
- Organizar informações em um portal online
- Cuidar do treinamento de funcionários
- Elaborar comunicados
- Emitir boletos
- Fazer pagamento de contas, análise tributária e prestação de contas
- Realizar cotações e pedidos de compras
- Fazer controles de Normas Reguladoras, ou NRs e garantir que elas estão sendo cumpridas
- Dar suporte total ao síndico em suas tarefas diárias
Contar com uma administradora mantém as tarefas em ordem e permite uma convivência mais tranquila no condomínio. Isso não quer dizer que ela estará acima do síndico ou das decisões dos moradores – a administradora apenas é um meio facilitador e otimizador das tarefas mais complexas de um condomínio.
Agora que você já sabe as principais obrigações do síndico e administradora, fica muito mais fácil saber a quem recorrer. E se precisar de ajuda, conte com a DGT. Solicite um contato e conheça todos os benefícios que oferecemos para o seu condomínio!
Outras publicações
- Bertioga
- Caraguatatuba
- Cubatão
- Guarujá
- Ilhabela
- Itanhaém
- Mongaguá
- Riviera de São Lourenço
- Santos
- São Vicente
- Praia Grande
- Ubatuba
- São Sebastião
- Peruíbe
- São José dos campos
- Campinas
- Jundiaí
- Sorocaba
- Indaiatuba
- São José do Rio Preto
- Itatiba
- Amparo
- Barueri
- Ribeirão Preto
- Marília
- Louveira
- Paulínia
- Bauru
- Valinhos
- Bragança Paulista
- Araraquara
- Americana
- Atibaia
- Taubaté
- Araras
- São Carlos
- Itupeva
- Mendonça
- Itu
- Vinhedo
- Marapoama
- Votuporanga
- Hortolândia
- Araçatuba
- Jaboticabal
- Sertãozinho